EXAMES

ELETROCARDIOGRAMA

Exame de rotina em Cardiologia, que consiste no registro da atividade elétrica do coração e que oferece informações diretas relacionadas ao ritmo cardíaco e indiretas associadas a diversas doenças cardiológicas.

ECOCARDIOGRAMA

Através da utilização de ultrassom, este exame avalia a anatomia e o funcionamento do coração, permitindo assim estimar a espessura das diversas camadas cardíacas, assim como o seu funcionamento. Este exame fornece informações importantes sobre o fluxo de sangue no interior do coração e também sobre possíveis anormalidades, como doenças congênitas, sopros, hipertensão, isquemias, entre outras.

HOLTER 24 HORAS

O sistema Holter consiste no registro do Eletrocardiograma durante 24 horas, através de um sistema de gravação instalado no paciente e está indicado tanto para o diagnóstico das diversas arritmias cardíacas, quanto para a avaliação do tratamento medicamentoso utilizado para o seu controle.

MAPA (MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DE PRESSÃO ARTERIAL)

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial consiste na medida dos níveis pressóricos durante 24 horas, através de um sistema de gravação instalado no paciente e está indicada tanto para o diagnóstico da hipertensão arterial, quanto para a avaliação do tratamento medicamentoso utilizado para o seu controle.

DUPLEX SCAN DE MEMBROS, CAROTIDAS E VERTEBRAIS

O duplex-scan (também chamado de “Doppler”) é um exame derivado da ultra-sonografia, bastante utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e suas doenças. As imagens geradas, são importantes na avaliação do calibre do vaso, além de permitir a visualização de coágulos e estreitamentos em seu interior. O duplex avalia a velocidade e a direção do fluxo do sangue. Estas informações de fluxo são extremamente importantes, pois revelam a presença de estreitamentos ou obstruções nas artérias, além de sinais de refluxo nas veias, que podem ser encontrados em alguns casos de varizes de membros inferiores.

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA E HEMODINÂMICA

A Cardiologia Intervencionista é uma área de atuação da Cardiologia que realiza exames diagnósticos e tratamentos utilizando cateteres no interior do sistema cardiovascular, inseridos por punção de artéria ou veia, para diagnóstico de doenças que acometem as coronárias, as válvulas cardíacas, o miocárdio, a aorta e os vasos pulmonares.